Os comentários a este blogue serão moderados pelo autor, reservando-se o mesmo a não reproduzir aqueles que pelo seu teor sejam considerados ofensivos ou contenham linguagem grosseira.

quarta-feira, 11 de abril de 2012

Um patusco, este arquitecto Saraiva...

QUEM CONHECE esse esteio da opinião publicado chamado José António Saraiva já pouco ou nada se surpreende com o teor de muitos dos seus textos, com especial destaque para aquelas "crónicas do quotidiano" (chamemos-lhe assim) que preenchem duas páginas da revista que integra o jornal de que é simultaneamente mentor, investidor, fundador e director. Semana após semana, o arquitecto Saraiva lá se desdobra em (quase sempre) hilariantes textos - sobre sapatos, varandas, cães, aviões, freeshops, num afã próprio de quem quer certamente rivalizar com o "Inimigo Público" ou coisa do género. Vem isto a propósito da onda de constestação que o seu artigo sobre a homossexualidade  gerou um pouco por todo o lado e que dominou mesmo por horas as chamadas redes sociais. Ao que parece, Saraiva acha que os gays são gays pela perniciosa influência de algumas figuras públicas e também como um "fenómeno contestário", vulgo acto de revolta. E vai mais longe, revelando mesmo como é que num elevador consegue identificar a orientação sexual dos seus companheiros de subida (ou descida): "À minha frente, no elevador, está um rapaz dos seus 16 ou 17 anos. Pelo modo como coloca os pés no chão, cruza as mãos uma sobre a outra e inclina ligeiramente a cabeça, percebo que é gay(...)". Eu peço imensa desculpa a quem ficou chocado com o artigo do sempre desconcertante Saraiva, mas para quem - como eu - já leu uma entrevista do arquitecto Saraiva onde este defendeu, para si próprio, a atribuição do Nobel de Literatura(!) ou já o ouviu, em pleno "Expresso" nos idos de 84, afirmar alto e bom som que cada dia mais dava razão à sua mãe quando esta lhe dizia que ele possuía perfil e potencial para ser "um excelente Presidente da República", já nada me espanta. Até porque no fundo, no fundo, o arquitecto é mas é um patusco... 

7 comentários:

miguel vaz serra....... disse...

"À minha frente, no elevador, está um rapaz dos seus 16 ou 17 anos. Pelo modo como coloca os pés no chão, cruza as mãos uma sobre a outra e inclina ligeiramente a cabeça, percebo que é gay".... ......."Mas também há gays que se tornam gays – por influência de amigos, por pressão do meio em que se movem (no ambiente da moda isso é claro)........." ".....Ser homossexual, para muitos jovens, é tudo isto. É uma forma de insubmissão. E, está claro, é um desafio aos pais. Se antes os jovens desafiavam os pais tornando-se ‘de esquerda’, hoje desafiam-nos recusando a ‘família burguesa’ e mostrando-lhes que há outras formas de relacionamento e até de constituir família. Aliás, assumir-se como homossexual talvez seja, por muitas razões, o maior desafio que um filho pode fazer aos pais."

Caro ZPF
Não li tudo porque era chato,a forma e o conteúdo,mas tirei estas longas frases pois nunca vi tanto disparate junto em tão poucas sílabas.
Primeiro quero dizer ao Senhor Saraiva que o que ele viu no elevador não era um "gay"....pois...
Lamento desiludir.
O que ele viu foi uma bicha infecta, uma paneleira tipo José Castelo Branco que são arrasados normalmente por heterossexuais e por todo e qualquer gay ou homossexual. São a vergonha da homossexualidade!!!
A Cinha diria tricha.
Com essa pose lânguida e feminina era tricha.....
Podia apresentar ao Senhor Saraiva alguns homossexuais que ele nem que passasse por eles 10 vezes lhe passaria pela cabeça que o fossem.
Depois diz que há homens que começam a dormir com outros porque lhes dá na cabeça....Assim de repente..Porque os amigos são e é moda. Ora que disparate tão grande. A sexualidade é algo que está em nós. Ou se é uma coisa ou outra ou as duas. Mas porque se nasceu assim. Se de repente começam a dormir com pessoas do mesmo sexo é porque sempre gostaram e quiseram mas tinham reprimido essa atracção. Nunca se muda de gosto sexual.Nunca.
Nasce-se com o mesmo e morre-se com o mesmo.
Qualquer Psiquiatra ou Sexólogo pode esclarecer o Senhor Saraiva.
Basta ver o nosso actual Governo para saber como vai a moda em Portugal. Muito fato e gravata mas os tiques estão lá todos.
E para terminar, isso de que agora em vez de esquerda é-se gay....para chocar a família, a sociedade..Como essa bicha do elevador que pensava "sou diferente".Francamente.
Já parece o "boneco" do Monchique na RTP que pára as bichas na rua e fá-las voltar para casa e mudar de roupa.
Ser gay não é ser bicha.
Ser fufa não é ser "sapatão".
Ser hetero não é ser violador de mulheres nem andar a coçar os ditos na rua.
Lembram-se da Guida Scarlatti?
Um dos Travesti mais famosos dos anos 70 e 80 da noite Lisboeta?
Era dos Comandos, casado e tinha vários filhos.
Não se deve escrever sem se saber do que se está a falar!!!!

Karocha disse...

LoooooLLLL Zé Paulo!!!

Teresa disse...

Dobre este assunto, sugiro-lhe dois grandes textos:

http://fonzie.tumblr.com/post/20864975339/elevadores-resposta-a-jose-antonio-saraiva

O Afonso Salcedo vive em San Francisco e, depois de ter trabalhado para a Pixar e participado em grandes blockbusters (basta ver o seu perfil na imdb), trabalha agora para a Dreamworks.

Da Helena, que vive em Berlim:

http://conversa2.blogspot.pt/2012/04/podia-ter-escolhido-ser-gay-mas-em-vez.html

Huguini disse...

www.facebook.com/hugo.alves/posts/10150710400544487

Karocha disse...

LooooLLL miguel vaz serra!

Se a Guida um dia resolve abrir a boca e começar a falar, atiro-me para o chão a rir à gargalhada ;-)

miguel vaz serra....... disse...

Karocha. É que as pessoas, geralmente o Português, tem a mania de falar do que não sabe.
E este artigo é como mínimo lamentável. Se fosse no elevador um homem de barba e fato, com uma criança nos braços a chamá-lo Pai, era um macho Ibérico só que se calhar tinha outro igual à espera dele em casa.
Não pensou Saraiva que se o José Castelo Branco fez um filho, qualquer ser com uma pila pode fazer e quem lhe disse a esse Senhor que a lânguida tricha que ia com ele não está casado com uma mulher e tem 5 filhos?
Não sabe o Arquitecto que no Reino Unido, por exemplo, existem Clubes privados de travestis que se vestem a rigor com perucas, jóias, vestidos e nem sequer são homossexuais? Vão com as respectivas mulheres jantar assim vestidos por fetiche?
Uma boa amiga disse-me uma vez que adorava ir aos Bares de Gays porque engatava sempre um homem, veja lá.
O alegado assassino de Carlos Castro também é um grande macho que teve várias namoradas e elas atestaram a sua virilidade...E?
Temos que ter muito cuidado com o estereotipar tudo o que vemos porque na vida, como a Karocha bem sabe, nada do que parece ser é!!!

miguel vaz serra....... disse...

Amigo ZP
Já agora fica aqui uma ideia que não dá trabalho algum. É sentar em frente a um televisor e ficar atento.
Venho por este meio pedir ao nosso PM que veja, por favor, a
“Grande Reportagem” na SIC este Domingo.
Certamente terá vergonha do que está a deixar acontecer nas nossas Universidades e não tenho dúvida alguma que desviará as rendas milionárias da EDP para as Universidades Portuguesas.
Os alunos podem assim ter as bolsas que sempre tiveram e o País agradece. É dinheiro que fica cá e não vai parar à China ou a Angola.
Pode sempre ver em diferido no caso deste pedido ser publicado mais tarde. Não há problema algum.
Muito obrigado