Os comentários a este blogue serão moderados pelo autor, reservando-se o mesmo a não reproduzir aqueles que pelo seu teor sejam considerados ofensivos ou contenham linguagem grosseira.

sábado, 16 de agosto de 2008

Um unanimismo algo perigoso...

NOS ÚLTIMOS cinco dias resolvi, neste blogue, promover um inquérito acerca da actuação policial relativamente ao assalto que a dependência do BES em Campolide foi alvo. Diga-se em abono da verdade que estes inquéritos (há quem, erradamente, os denomine de "sondagens") valem o que vale - isto apesar de ser impossível que o mesmo computador seja utilizado para votar mais que uma vez. Mas adiante... Coloquei a seguinte pergunta: "Concorda com a actuação da PSP no episódio do assalto ao BES?" e sugeri quatro hipóteses de resposta - "sim", "não", "foi excessiva" e "pecou por tardia". Para meu espanto, ao fim de cinco dias, nem um único leitor mostrou, ao de leve que fosse, a mínima discordância com o facto da polícia ter abatido um dos assaltantes e ferido o segundo. Mais: do universo dos que responderam (e foram à volta de trinta), 96 por cento optou pelo "sim" e os restantes quatro por cento preferiram considerar que a actuação teria pecado "por tardia"! Sinceramente, espantou-me este unanimismo à volta de uma morte - fosse ela de um bandido, ou não. E acho mesmo que é um sinal "perigoso" na sociedade portuguesa, que muitos teimam em considerar de brandos costumes, mas onde, desde sempre, se matou à sacholada por uma linha de água ou pela recusa de partilhar um caminho rural, por exemplo.
Talvez por isso mesmo, hoje, ao ler o "Sol" vi-me obrigado a concordar com uma frase de José António Saraiva - que é algo que propriamente não me agrada por aí além, fundamentalmente por razões - reconheço - do foro pessoal, mas que não vêm para o caso... Escrevia então o director daquele semanário na sua coluna da "Tabu": "Disse-se, de uma forma generalizada, que a operação policial foi um êxito. É certo que os atiradores da PSP mostraram uma pontaria exímia. Mas uma acção que acaba com mortes não pode considerar-se um êxito. Mesmo que os mortos sejam assaltantes de bancos". Chapeau...

Sem comentários: