Os comentários a este blogue serão moderados pelo autor, reservando-se o mesmo a não reproduzir aqueles que pelo seu teor sejam considerados ofensivos ou contenham linguagem grosseira.

domingo, 23 de novembro de 2014

Basta ele querer...


A DETENÇÃO de José Sócrates e todas as "réplicas" que este verdadeiro terramoto inevitavelmente provocará na cena política nacional pode conduzir a um realinhamento de todo o cenário presidencial, com o (re)surgimento de alguns candidatos e mesmo o estabelecimento de alianças partidárias que hoje podem parecer inexequíveis, mas que podem ser a última "cartada" que os partidos do chamado "arco constitucional" possuem para tentar recuperar a credibilidade e confiança que o regime e a classe política tem perdido nas últimas décadas.   
Apesar dos seus 79 anos de idade e de um visível distanciamento da cena política a que se votou nos últimos anos, Ramalho Eanes tem condições objectivas para - se assim o desejar - ser o próximo inquilino do palácio de Belém. Basta-lhe dar um sinal claro nesse sentido, colocar-se, naquele seu jeito, "ao serviço da República", comprometer-se em exercer apenas um único mandato, surgindo assim como o candidato suprapartidário que facilmente "arrastará" os principais partidos num apoio e deixará outros, caso do PCP, numa situação não muito "confortável". Basta ele querer. Porque a PS e PSD não restará outra coisa senão repetir, 40 anos depois, uma maioria que  "escolheu" o primeiro Presidente da República constitucionalmente eleito do pós-25 de Abril.

2 comentários:

Kruzes Kanhoto disse...

Não creio. Chegados a este ponto a coisa não vai lá com profetas. Provavelmente só com ditadores.

Miguel Vaz Serra disse...

Amigo ZPF
Durante a última década escrevi milhares de comentários em vários blogues e jornais virtuais sobre esse personagem sinistro e altamente perigoso na época,Sócrates.
Nos primeiros 4 anos de ditadura pura e dura desse tipo como PM era perigoso meter-se com ele.
Como ele mesmo disse,"sou um animal feroz" e como vários colegas dele dentro do PS "é um mafioso e ditador",cito.
Recebi ameaÇas,chamadas anónimas que desligavam depois de eu atender da mesmíssima A.da Rpública.
Creio mesmo que se não tivesse certos amigos que tu bem sabes,teria levado na época, como mínimo,uma carga de porrada.....
Hoje está onde devia há muitos anos e ficará na História de Portugal como o único PM portugués a ser preso por fraude e corrupÇão num Aeroporto qual Alcapone.
Uma vergonha?Sim,mas para ele. Para os portugueses é um sinal de democracia viva e devemos ter finalmente orgulho de que esteja a acontecer.....Já era hora!
Se Ramalho Eanes tivesse menos 10 anos,seria sem dúvida uma ideia fantástica,mas eu penso que necessitamos um homem novo desta vez.
Que não caia nos discursos nem sofra de demência.Que tenha muita experiência política e social,que tenha aprendido com os erros e com os feitos.....