Os comentários a este blogue serão moderados pelo autor, reservando-se o mesmo a não reproduzir aqueles que pelo seu teor sejam considerados ofensivos ou contenham linguagem grosseira.

domingo, 27 de novembro de 2011

Pedro Santana Lopes


NO DIA em que o Fado foi considerado pela Unesco como "património imaterial da Humanidade" e quando certamente vai andar por aí muito boa gente a pôr-se em bicos de pé e a desdobrar-se em entrevistas, convém recordar quem foi o "pai" deste processo - Pedro Santana Lopes. Que ainda hoje, numas curta e despretensiosa declaração à Rádio Renascença, recordava que a ideia tinha partido de MIguel Almeida (seu antigo chefe de gabinete na Câmara Municipal de Lisboa) e de Sara Pereira (directora do Museu do Fado) e que posteriormente Mariza e Carlos do Carmo tinham sido convidados por ele a serem os "embaixadores" deste projecto. 

4 comentários:

miguel vaz serra....... disse...

E por “culpa” de Pedro Santana Lopes hoje o Fado foi considerado Património da Humanidade…
Muitos fomos encantados por “ele” e até o cantamos.
Outros, como esta Senhora de talento invulgar ,se o Pedro é indiscutivelmente o Pai há mães por aí, não só cantou os dos outros como compôs, o que não é para todos.
Sonho de Incerteza, Árvores do Alentejo, Canção Grata e Amar, por exemplo, são de sua autoria. O génio de pegar em poetas e musicá-los….
Teresa Silva Carvalho é das grandes Fadistas/Compositoras às vezes esquecida pelos que cantam os seus Fados (muitos gravaram coisas dela, Carlos do Carmo, Cidália Moreira… eu mesmo) e pelos que se dizem amantes do Fado……….
Aqui fica a mesma num Fado lindo: http://www.youtube.com/watch?v=PENLsh0EK2s&feature=youtu.be
Obrigado Teresa pelo que fez pelo Fado!!!

Eduardo Saraiva disse...

Como diz o povo:
"O seu a seu dono".
Foi pena que o edil de Lisboa não tenha convidado Santana Lopes para integrar a delegação Bali.Era bonito e ficava bem, porque o Fado é de todos.

Karocha disse...

Zé Paulo
Não me ponha mais mal disposta, peguem no fado e paguem ao FMI, terra desgraçada, terra dos 3 efes

café das amoreiras disse...

Tens tanta razão JPF este nosso amigo tem o péssimo hábito de dar "boleia" a todo o bicho careta que encontra na berma da estrada!
Há gente que só sabe mesmo andar à "boleia", e quando estão ao volante o carro não lhes pertence.
No final, nem lhe agradecem, outra vezes até o assaltam!