Os comentários a este blogue serão moderados pelo autor, reservando-se o mesmo a não reproduzir aqueles que pelo seu teor sejam considerados ofensivos ou contenham linguagem grosseira.

quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Pedro Passos Coelho


NUNCA TENDO sido um grande entusiasta de Pedro Passos Coelho, tenho que reconhecer que a prestação do primeiro-ministro desde que tomou posse tem-me surpreendido agradavelmente. Mais que qualquer outro membro do governo, Passos Coelho tem conseguido mostrar ao longo destes meses um "calo" que, à partida, não seria de esperar por parte de quem pouca ou nenhuma experiência possui nestas andanças. E principalmente tem mostrado à saciedade uma calma e serenidade que só é possível a quem está bem-intencionado. E é exactamente essa a imagem que o chefe do governo tem conseguido transmitir - a de um homem bem-intencionado, sério e que dificilmente esconde alguma amargura por ser obrigado a protagonizar medidas que obviamente preferia não ter de assumir. Se as coisas lhe correrem bem (que é como quem diz, se todo este esforço de austeridade resultar de facto num "arrumar de casa" e ficarem criadas as condições para que o nosso País possa encarar a segunda metade desta década com outra expectativa), Passos Coelho ficará na história. Possivelmente por não ter pretensões a ser mais do que um homem comum e não surgir aos olhos dos portugueses como "o salvador". Porque de pretensos e supostos "salvadores", estamos nós fartos! 

7 comentários:

Eduardo Saraiva disse...

José Paulo
Felecito-o pela coragem, "nesta altura do campeonato", em colocar este post.
O "retrato" que faz de PPC é real. Provavelmente, em outros momentos da nossa vida política, se os políticos da altura tivessem semelhante comportamento, os portugueses não estariam hoje envolvidos numa "greve geral".

Joaquim Amado Lopes disse...

Subscrevo totalmente este post.

Portugal parece ter finalmente o Primeiro-Ministro de que precisa, vamos ver se o merece. Se esta ridícula e despropositada greve "geral" tiver qualquer êxito, por muito pequeno que seja, fica demonstrado que não.

miguel vaz serra....... disse...

Estimado José Paulo
É certamente o único membro do Governo que ainda admiro.
No entanto, nem o número 2 nem o resto dos Ministros têm feito muito bem o seu trabalho. Em relação ao número 2 não falo do trabalho nos Negócios Estrangeiros, falo no trabalho de supervisão que deve ser EXAUSTIVO aos outros Ministros e Secretários de Estado e que ao ver e ouvir o que fazem e dizem, não está a ser feito.
Nós não necessitamos ouvir nada…Queremos ver resultados e em seis meses muita coisa devia ter sido já feita.
Têm denegrido a imagem do Governo e do mesmíssimo PM.
Na Justiça instalou-se o caos, as disputas, as guerras com a Ordem dos Advogados, enfim, lamentável.Com TANTO que há a fazer...... Na Saúde uma vergonha. Seis meses e nem os dossiers mais graves foram resolvidos. Nas Finanças, os cortes e foi tudo o que fizeram até agora. Nem um projecto de crescimento de economia. E por falar em Economia, o Ministro é dos que mais disparates diz e faz e depois têm que ser contraditos pelo PM para limpar a imagem.
Pedro Santana Lopes como PM fez mais em 6 meses que estes farão num ano.
Já agora fica aqui a minha indignação com os “piquetes” da greve de hoje, como se em 1975 estivéssemos na ditadura “Cunhalesca” com a marioneta Vasco Gonçalves como PM.
Quase mil milhões de euros perdidos hoje, num dia, numa greve estúpida, anormal, sem razão alguma. Deviam agradecer o facto de terem ainda um trabalho nos dias que correm.
Um País na miséria e o Partido Comunista a mandar deputados para a portas das Empresas para não deixarem os empregados trabalhar.
Os Sindicatos dão vergonha alheia. Uns secretários gerais barrigudos, que não trabalham há décadas e enchem a pança à custa dos parvos que ainda pagam as quotas….
Vergonha na TAP….Os senhores Pilotos que ganham mais à semana que qualquer Ministro ao mês, ontem às 21h já não foram trabalhar deixando 50.000 passageiros em terra.
Não sei bem para onde vamos, mas sei que o sítio não é o melhor e quando não tiverem empregos nem comida na mesa, só espero que se cheguem aos Carvalhos da Silva e Jerónimos de Sousa da vida para pedir-lhes comida e dinheiro. Eu cá estarei para ver depois o que se passará. Serão comidos pelo monstro que eles mesmo criaram. Típico!

OCTÁVIO DOS SANTOS disse...

Concordo na generalidade com a avaliação feita. Porém, e infelizmente, para mim Pedro Passos Coelho «borra a (boa) pintura» que no resto faz com a adesão a essa aberração que é o «aborto ortográfico» - ao qual se opunha pelo menos até, creio, 2008.

Eduardo Saraiva disse...

Caro Octávio dos Santos
Acha que valia a pena "abortar" um acordo que por natureza já é um aborto?
Não se esqueça que após um certo período de gestação, em termos de saúde para a mãe (neste caso "mãe pátria") é muito perigoso fazer um aborto.
Quando PPC chegou ao Governo (Junho - 2011) já o "aborto" andava aos "saltos" em artigos de opinião e os jornais e o serviço público da RTP tinham colocado o controlo do novo acordo ortográfico.
"Quem nasce torto tarde ou nunca se endireita" ou "Quem nasceu para cangalha não dá para sela" ou "O que o Fiabo dá o Diabo torna a levar" . . . são provérbios populares, com muitos anos de sabedoria.Por isso, estou certo que o "Diabo" levará o acordo. Não vamos recorrer ao SNS para fazer o "aborto". O tempo trará disso.

Just in case disse...

Ah! Ah! Ah! Ah! Ah! Ah! Ah! Ah!

Quem se deve estar a rir á gargalhada com este comentário deve ser o " marceneiro Angelo Correia " o querido, amado e emplumado pai,deste PINÓQUIO !

luis cirilo disse...

Subscrevo por inteiro a tua opinião Zé Paulo.
E creio que a maioria das pessoas tem de PPC essa imagem de seriedade e boas intenções que creio corresponderem À realidade.
Tenho é as minhas duvidas sobre quanto tempo conseguirá essa imagem positiva sobrepor-se À de outros governantes com prestações muito fraquinhas.