Os comentários a este blogue serão moderados pelo autor, reservando-se o mesmo a não reproduzir aqueles que pelo seu teor sejam considerados ofensivos ou contenham linguagem grosseira.

terça-feira, 14 de abril de 2009

O "caso Freeport" no Daily Mail

http://www.dailymail.co.uk/news/article-1133106/Edward-Sophie-Portugals-PM--4m-corruption-row-giant-mall-built-British-firm.html

3 comentários:

um medroso que tem família para sustentar... disse...

Estimado Senhor
A 31 de Março li isto num blog e achei fantástico por isso transcrevo :

Quando José Pinto de Sousa ganhou a liderança do PS e depois do golpe palaciano de Sampaio, as eleições, o povo andava todo alvoraçado. Tudo era um mar de “rosas”….A carrancuda da ministra das finanças com o chato e deprimente discurso da tanga que só piorou e muito a já lamacenta moral dos portugueses, não ia afinal voltar nunca mais, o novo PM era um bálsamo positivo, os impostos iam baixar, os ordenados subir, o descongelamento dos salários era iminente, a corrupção acabar de vez, os sindicatos cantavam de alegria o fim da nefasta direita...até parecia uma nova revolução....e.....veja só no que acabou....A corrupção é ela mesma a líder, os impostos subiram em flecha, a economia está de rastos, escondendo atrás da crise mundial a incompetência tremenda do PM, e o discurso do pé rapado é muito pior que jamais foi o de Manuela Ferreira Leite ( que era deprimente!!! )Blair ( o Tony que o nosso PM chamava com ar "teenager" de Tony..Tony...que toda a Europa soubesse que o conhecia bem....tss tsss.. )foi também uma decepção tremenda no Reino Unido, só que lá são afastados, aqui nem o roubo os faz demitir.
Obama está ainda em estado de graça e ao contrário do que diz o Senhor Lynce...a Obamamania,que não Obamismo, está bem longe de ter acabado, tanto nos USA como no mundo, pois Obama não é um fenómeno qualquer..Está muito além do que se possa imaginar ou entender assim de leve...É MUITO mais profundo o conteúdo e profundíssima a mudança de valores. Esperemos 2 anos e aí falaremos todos de Obama.Aí veremos se se saiu bem ou ao contrário termina como o Senhor José Pinto de Sousa, sem crédito moral nem no café da esquina.
Mário Crespo no JN de ontem fez muitas perguntas…quase todas as que o povo gostaria e não pode fazer, Obrigado Mário!:"Como é que as embaixadas em Lisboa estarão a informar os seus governos sobre o caso Freeport? O que é que dirão do primeiro-ministro de Portugal? O que é que dirão da justiça em Portugal? O que é que estarão a dizer de Portugal? Que efeito estará tudo isto a ter na respeitabilidade do país? Que efeitos terá um Primeiro-ministro na situação de José Sócrates no rating de confiança financeira da República Portuguesa? Quantos pontos a mais de juros é que nos estão a cobrar devido à desconfiança que isto inspira lá fora?" e hoje o DN publica:"O escritório da advogada de Zeferino Boal, alegado autor da carta anónima que desencadeou o caso Freeport, foi esta madrugada assaltado, tendo sido roubado o computador portátil com documentos do processo"...A que se chama isso?Caracas?Havana?Moscovo?Ou Lisboa?...e o DN segue: "A gravação na qual Charles Smith diz que José Sócrates "é corrupto" é autêntica. Foi o próprio arguido do caso Freeport que assumiu a autenticidade das suas declarações, durante a investigação paralela que decorre em Inglaterra."…..e agora?
Penso que o facto de nos quererem meter medo, como faziam nos anos 60 e princípio dos 70, e aliás como dizem em inglês no famoso DVD, não deve de forma alguma calar-nos,como não calam Mário Crespo, por exemplo.
Quem não deve, não teme e chegou a altura de todos falarmos bem claro:
Isto não está bem, não é normal que continue assim, deve mudar e todos devemos falar no assunto de forma objectiva, clara, transparente: Este Governo já caiu há muito tempo, o estrondo é que ainda não se ouviu!!!

Terça-feira, Março 31, 2009 12:43:00 PM


a 2 de abril vi isto num outro blog:

Mais que insustentável, eu diria incompreensível num mundo contemporâneo e democrático.
Com cuidado para não cair na minha habitual ironia, e isto somente por se tratar de um caso tão grave e de estado que nem brincar se deve, gostaria de acrescentar uma perguntas ás já famosas de Mário Crespo que dizem quase tudo:
Porque é que o PR não deu já uma conferência de imprensa a explicar porque é que o Governo ainda está no activo? Que grau de confiança política lhe dá, ao PR, o PM? Espera um mandato de captura do Reino Unido para demitir o PM? O povo não entende isso e espera ansioso uma BOA explicação.
Que lhe disseram os magistrados sobre as pressões do Governo para arquivar o caso Freeport? Até quando vai Portugal aguentar esta pressão? Quer o PR que o povo termine por não ter respeito algum pelas instituições?
Vou pôr a coisa de uma maneira fácil de entender.
Alguns, muitos, de nós , simplesmente não “nos apetece” viver num País assim. Não gostamos, não temos “pachorra”, não vai com nada. Portanto, estamos real e genuinamente esperando uma solução rápida, que não passa nem de longe por esperar até ás eleições para ver o que dá depois. Isto sabe-o o PR, sabe-o toda a oposição parlamentar, sabe-o o PS e até acho que o PM já começa a ver que está a ficar impossível ir ao Teatro, já que aquela “gentinha desagradável dos 200.000 sindicalistas barulhentos” não o chamam á razão. Bem quis não ser irónico mas é-me impossível numa situação de tal “calibre” .
Que fique bem claro. Não importa já se José Pinto de Sousa, o PM, é ou não corrupto, se recebeu ou não 10 euros ou 500.000, se a mãe comprou ou não com a sua ajuda os andares em Lisboa, se o filho do tio é primo dele ou não, se come dobrada ou não quando vai á Covilhã, se os diplomas são passados numa sacristia por serem datados de um domingo…Aqui o que interessa é o País, a sanidade mental deste povo e a moral que devemos respirar em democracia. Claro também ficou nesta última semana que este Governo caiu moralmente nas mentes dos Portugueses e é nessa base de confiança que o PR TEM que pensar.
Está a tombar para o lado de Belém o peso de São Bento e isso simplesmente NÃO PODE ACONTECER!!!

Quinta-feira, Abril 02, 2009 2:26:00 PM

e isto:

recado ao Sr.Prof.Cavaco Silva:
"Domingos Névoa foi condenado no passado mês de Fevreiro pela tentativa de corrupção activa do vereador Sá Fernandes e foi nomeado, na Sexta feira passada, pelas Câmaras Municipais de Braga, Póvoa de Lanhoso, Amares, Vila Verde, Terras de Bouro e Vieira do Minho para presidente da empresa intermunicipal de tratamento de resíduos Braval.
O deputado Manuel Alegre declarou à TVI, nesta Quarta feira, que foi com "espanto e indignação" que assistiu a essa nomeação, que considera uma "falta de respeito pela transparência democrática", uma "falta de respeito pelos valores do PS" e um "incentivo à corrupção"." in www.esquerda.net
Senhor Presidente da República, vai continuar calado e portanto conivente,directamente ligado ,a este continuar de corrupção de estado sem limite?Alguém vai parar este Governo já que o PS sózinho já não consegue? Militares? Quem?Está alguêm aí???????????????????Olá???Está lá????Estou????

Quinta-feira, Abril 02, 2009 3:46:00 PM

e depois isto...

Li hoje os outros comentários sobre o seu e houve um que me impressionou bastante...foi o do "assustado,espantado,com medo.." que termina com aquilo de "está aí alguém?"...
Analisando a fundo, o que parece uma brincadeira irónica, perturba. Porque é mesmo isso, a solidão que cada um de nós sente pela passividade imensa e assustadora de quem por direito tem que pôr termo a esta bagunça. Parece que ninguém quer saber de nós...povo português..Claro que tudo pode parecer exagero, claro que há gente boa no meio de 10 milhões, mas a sensação de que estamos sós, é também muito forte pois não houve ainda uma palavra que nos fizesse sentir seguros e é isso que choca, é o não nos sentirmos seguros no nosso próprio País.
Como me lembro ainda MUITO bem dos anos 60 e 70, a sensação é muito parecida..Falava-se pelos cantos, ás escondidas, dos malandros que nos governavam e havia medo..muito medo, como o do agora, em que há pressões para calar as pessoas, sejam elas aos média, magistrados ou políticos e isso...isso não é vergonhoso só, é penoso, é desmoralizante, é amargo, é triste.
Estamos a atravessar a maior crise de valores jamais conhecida.Deviamos ter pelo menos e já não falando dos casos de corrupção, um governo líder na ética, na moral , na organização económica e na luta pela dignidade de cada um de nós, com um sentido de estado gigantesco para assegurar uma tranquilidade e positividade ,tão precisa neste momento, aos Portugueses...e que temos em troca?,Liguem a televisão, leiam "alguns" jornais...e vejam BEM o que nós "lá" temos.
.....realmente dá vontade de perguntar..."Está aí alguém??????"

Sexta-feira, Abril 03, 2009 4:24:00 PM

Penso que fica tudo dito e é REALMENTE escandaloso que um PM assim, ainda vá ao Parlamento, dite leis, tenha acesso a segredos de estado, que enfim, governe um País de gente de bem!!!

um medroso que não assina por isso mesmo, por causa da ditadura em que vivemos!

café nas amoreiras disse...

Caro Zé Paulo

Vale a pena ver os comentarios, aonde este país chegou não podiamos bater mais fundo. Os "britons" ficaram preocupados com envolvimento da familia neste caso quando afinal não tem culpa, nós cá temos um PM a fazer estas vergonhas e temos que assistir a isto.
Era dificil descer tão baixo.
Fica explicado o porquê da dissolução do parlamento por Sampaio, ninguem fala nos dinheiros para o PS, pois Socrates não receberia sem entregar também ao partido esse seria o seu alibi, o seu seguro, entretanto em acerto de contas com outros... sacrificamos o Lopes.

Aqui em baixo un dos coments de un Britons que viveu no Algarve!!!

Having just returned from living in the Algarve for the past 18 months I can confirm that the country is on it's backside, Brits are coming back because business are closing down or collapsing. The hundreds of millions of euros they have received from Brussels over the last 5 years apart from a couple of new motorways goes straight into the pockets of all those concerned. It is still a police state, everything is controlled by Lisbon, corruption is like a cancer in Portugal, the Police can stop you any time with out any reason and just find something to fine you on, they have a card machine in the boot of their cars to take all card payments. We got 160 on the spot fine at airport because of tyres being 175 instead of 180, a 60 euros fine pulling over 50 yards after a crossing, 600 fine for not carrying insurance and mot in car, and this is all cash on the spot, nice racket. They are sent to the Algarve from Lisbon every summer to get money from tourists. Hard times ahead for them

Karocha disse...

Tem toda a razão medroso!
É por isso que Portugal está como está!
Eu também tenho

Cumprimentos
Manuela Diaz-Bérrio