Os comentários a este blogue serão moderados pelo autor, reservando-se o mesmo a não reproduzir aqueles que pelo seu teor sejam considerados ofensivos ou contenham linguagem grosseira.

quarta-feira, 13 de março de 2013

O democrata


NO DIA 31 de Janeiro de 1961, ou seja há pouco mais de meio-século, 61 oposicionistas ao regime de Salazar subscreveram o chamado "Programa para a Democratização da República", um documento cuja divulgação provocou uma pronta guia-de-marcha para a António Maria Cardoso de vários dos seus promotores e subscritores, onde os esperava um inevitável interrogatório na sede da PIDE ou a condução aos célebres "curros" do Aljube. Cinquenta e um anos depois, em 2013, seis dezenas de cidadãos preocupados com o caminho que, na opinião deles, o regime democrático trilha lançou agora o "Manifesto pela Democratização do Regime" e que, entre outras medidas, preconiza "eleições primárias abertas nas escolhas dos candidatos a cargos políticos e a possibilidade de votar em nomes de candidatos em vez de listas para a Assembleia da República". Entre os seus subscritores, estão nomes como Manuel Maria Carrillho, Henrique Neto, Álvaro ÓrfãoEurico Tavares, Edmundo Pedro, Salgado Matos, enfim pessoas que mostram uma natural coerência com o seu percurso e com o que sempre defenderam. 
O mesmo não se pode dizer de um "democrata" que, certamente já esquecido do seu currículo no Estado Novo, surge agora - com uma desfaçatez de bradar aos céus - como subscritor deste documento. Chama-se José Veiga Simão, foi reitor nomeado por Salazar e ministro da Educação de Marcello Caetano - onde as suas práticas democráticas ficaram demonstradas à saciedade pela criação do cargo de "vigilantes", vulgo "gorilas" nas universidades. Nem se percebe como é que é possível ter tanta "lata" para assinar este manifesto, como tão-pouco se entende como os seus pares possuem uma memória tão curta...

2 comentários:

miguel vaz serra....... disse...

Amigo ZPF
Foi por causa de Veiga Simão que a minha irmã chegou a casa mordida por um cão, os que a Polícia levava, mandados por ele,Ministro da Educação,para as Universidades na época!!!
Ganda democrata,como Rebelo de Sousa pai............

Anónimo disse...

Esse manifesto parece muito inspirado nos manifestos do movimento revolução branca.