Os comentários a este blogue serão moderados pelo autor, reservando-se o mesmo a não reproduzir aqueles que pelo seu teor sejam considerados ofensivos ou contenham linguagem grosseira.

domingo, 20 de janeiro de 2013

O idiota útil


NO PORTO, lá mais para as bandas da Foz, um grupo de alegados "iluminados" (e onde pontifica um vulto que se arrisca a ficar na história pela facilidade com que emborca uns valentes whiskies e simultaneamente plagia à tripa forra para conseguir amanhar uns artigos que afinal não são seus...) entretêm-se - à falta de parceiros para o bridge ou canasta - a tentar encontrar alguma ingénua criatura que, deslumbrada pelo momentâneo e episódico acender dos holofotes, alinhe numa encenação pífia, sem sentido e à partida condenada ao fracasso de tentar impedir que alguém responsável por ter transformado Gaia de um pardieiro em cidade assuma por vontade popular a liderança de um Porto onde o exemplo vindo da outra margem é mais do que suficiente para garantir a vitória. 
Ao longo dos últimos meses a tarefa em encontrar quem se prestasse a esse papel não foi fácil, porque ninguém com dois dedos de testa aceitou tamanho encargo: o banqueiro lá lhes deu umas palmadinhas nas costas ao mesmo tempo que elegantemente os mandou dar uma volta ao bilhar grande; o economista, esse e apesar de ter sido ministro e tudo, perceberam a tempo que ninguém o conhecia; ao "justiceiro profissional", apesar de ter publicado uns livros, feito umas aparições públicas e debitado um discurso que é assim uma espécie de "conversa de paragem de autocarro" um bocadinho mais elaborada, faltava-lhe arcaboiço político. Era urgente encontrar o chamado "idiota útil"... Resultado? Viraram-se para quem, já há alguns anos e em bicos de pés, frenética e pressurosamente se oferecia para o que quer que fosse, desde programas televisivos a hipotéticas futuras sucessões a prazo em lideranças  clubisticas, passando por secretarias de estado ou presidências de empresas municipais. Aí a coisa foi fácil, bastando piscar-lhe o olho, acenar-lhe com um protagonismo a que a criatura dificilmente resiste e prometer-lhe a vitória ali mesmo ao virar da esquina. E então não é que o rapaz acreditou, caindo que nem um patinho numa esparrela que só serve para o tal grupinho a quem falta um para fazer mesa de bridge tentar sobreviver sabe-se lá a quê?! E foi vê-lo encher o peito de ar, ajeitar-se no cadeirão em que tem andado sentado nos últimos anos, debitar mais uns lugares comuns e imaginar-se levado em ombros até ao cimo da Avenida dos Aliados, onde o povo o consagraria como presidente da Câmara. O que ele não esperava é que ontem, qual forcado, o homem vindo da outra margem tivesse saltado para a arena e lesto o citasse de largo, pronto para pegá-lo de caras e devolvê-lo aos curros sem honra nem glória...

25 comentários:

Joaquim Amado Lopes disse...

É de mais Câmaras sem dívidas como a de Vila Nova de Gaia que Portugal precisa.

paulo alves disse...

O Moreira da Associação Comercial?! Deixem-me rir! O homem nem da casa dele conseguiu tomar conta, quanto mais da câmara do Porto... Ahahahahahahahah

vitor antónio disse...

Eu cá gostava de ver as contas da Associação Comercial do Porto, especialmente as despesas de representação do seu presidente.

marco silva disse...

O senhor Amado Lopes não deve viver em Gaia. Se não metia a viola no saco.

marco silva disse...

O senhor Amado Lopes não deve viver em Gaia. Se não metia a viola no saco.

marco silva disse...

O senhor Amado Lopes não deve viver em Gaia. Se não metia a viola no saco.

marco silva disse...

O senhor Amado Lopes não deve viver em Gaia. Se não metia a viola no saco.

marco silva disse...

Desculpe... se vivesse metia a viola no saco

Papi... disse...

O senhor Marco é gago??

marco silva disse...

Nem gago nem imbecil, senhor Amado Lopes.

rita mamede disse...

Se o dr. Moreira fosse alguma vez candidato, o hino da campanha devia ser "A minha rica casinha" dos X&P...

josé falcão disse...

Dr. Moreira?! Doutor mas é da mula russa.

Joaquim Amado Lopes disse...

Marco Silva,
Não fui eu que lhe chamei gago (achei piada a esse comentário) e não me parece que alguém lhe tenha chamado imbecil.

Para quem não saiba que Vila Nova de Gaia é um dos municípios mais endividados do País, eu estava a ser irónico. Fiquei sem saber se a resposta do Marco é à ironia ou por não a ter percebido.

Anónimo disse...

Vila Nova de Gaia tem uma das câmaras mais endividadas do pais. Fizeram lá a mesma receita do Sócrates no país.
Agora querem endividar também o Porto, esta gente não aprende, só pensa mesmo nos seus interesses e nos seus negócios.

Anónimo disse...

O doutor Fafe gostaria de ter o menezes na sua cidade? Pagamos aqui em Gaia a água ao dobro do preço do porto. As suas campanhas messalinas são bem conhecidas, com corujas negras e outras que tais

pedro vilar disse...

Não sei se Gaia está ou não endividada. O que eu sei é onde vivia à 12 anos e onde vivo hoje. E de certeza que não vai ser o sr. Rui Moreira a mando de uns gágás lá da praia do Molhe que vão endireitar o Porto.

marco silva disse...

Aqui não percebe é o senhor Amado Lopes. Vivesse deste lado do rio e talvez já entendessse...

Joaquim Amado Lopes disse...

Marco Silva,
Até agora, não disse nada e as suas "respostas" apenas indicam que não tem nada para dizer. Nem sequer se percebe se defende a "obra" de Luis Filipe Menezes ou se condena a "gestão" criminosamente irresponsável do dinheiro que a Câmara não tem e que outros terão que pagar.

De qualquer forma, a mera candidatura de Luis Filipe Menezes à Câmara do Porto é uma palhaçada, já que a Lei é bastante clara nos sentido de que ele não se pode candidatar. Só está por saber se será ele a (mais uma vez) fazer figura de palhaço ou se serão os tribunais a fazerem-nos a todos de palhaços.

zpf disse...

Em resposta ao "anónimo" que me pergunta se gostava de ter Luís Filipe Menezes como presidente de Câmara da minha terra, deixe-me que lhe diga que não estivesse eu muito bem servido com Carlos Carreiras, não me importava mesmo nada...

PS - E já agora, dispenso o "doutor"

ZPF

marco silva disse...

Nâo sei se o sr. Amado Lopes já percebeu quem é aqui o palhaço...

Papi... disse...

...pelos vistos é gago , e vê mal.. .

Anónimo disse...

quando o tribunal constitucional decretar que o doutor menezes nao pode concorrer, o dr fafe vai-se fazer amigo do dr. moreira... ou não será verdade? a não ser que o dr. moreira nãoesteja nessa...

zpf disse...

Não sei se o "anónimo" é o mesmo ou outro, embora para o caso tanto faz... Indo ao que interessa: de um - do dr. Menezes sou amigo e há muitos anos; do outro, fica então a saber que o conheço minimamente e até prova em contrario sempre o considerei uma pessoa estimável. O que não impede que considere que esteja a fazer o papel ingénuo do "idiota útil" para gáudio de um grupelho de frustrados que compõem uma pseudo-elirte e cujo porta-voz é alguém que será recordado pela sua faceta de plagiador. Para que não restem dúvidas ao "sr. anónimo" estou a referir-me ao dr. Miguel Veiga. Estamos entendidos?
Passe bem.
ZPF

Joaquim Amado Lopes disse...

marco silva,
Nem todos os que vivem em Gaia terão a mesma opinião sobre o trabalho de Luis Filipe Menezes. Assim, não basta viver em Gaia para "entender" seja o que fôr e continuar a dizer que sim só demonstra que não tem argumentos (ou coragem) para sustentar a sua posição (seja ela qual fôr).

Enquanto insistir em não apresentar quaisquer argumentos e se limitar a mandar umas bocas, está de facto a fazer o papel de palhaço e já lhe dediquei mais tempo do que merece.

marco silva disse...

Sabe que mais ó Amado Lopes ou lá como você se chama? Vocemecê e os da sua laia vão mas é levar com o meneses que vai ser um mimo... Palram, palram, mas podem ir habituando-se.