Os comentários a este blogue serão moderados pelo autor, reservando-se o mesmo a não reproduzir aqueles que pelo seu teor sejam considerados ofensivos ou contenham linguagem grosseira.

segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

Juan Carlos: um novo estilo



UM AMIGO espanhol chamou-me a atenção para a "forma" como este Natal a Casa Real espanhola preparou ao detalhe a habitual "Mensaje de Navidad" do Rei Juan Carlos. Em vez do do habitual formalismo do soberano sentado atrás de uma mesa, o novo responsável pela comunicação do monarca espanhol (o antigo "homem-forte" do BBVA nessa área) resolveu apresentar-nos um Juan Carlos aparentemente descontraído, meio-sentado (ou encostado!) à frente da sua mesa de trabalho e até com o pormenor inicial de fingir-se surpreendido pelas câmeras que o "apanharam" ainda com os papéis na mão... Outro detalhe bem sintomático do esforço de mudança que se sente na Zarzuela, é o início da transmissão televisão com as imagens recolhidas no exterior e que a pouco e pouco vão "entrando" no gabinete de trabalho real. Muy bueno, especialmente numa altura em que a figura de Juan Carlos (mercê de uns quantos "deslizes" e gaffes) deixou de ser tão consensual entre os espanhóis como o foi durante tanto tempo...

1 comentário:

miguel vaz serra....... disse...

Amigo ZPF
Um Senhor excepcional que tanto fez por Espanha e defendeu a Democracia como ninguêm passando até por tentativas de Golpe de Estado. (Assim tivéssemos alguêm que defendesse a nossa Democracia quando Sampaio deu o Golpe no Governo do PM Pedro Santana Lopes de forma mesquinha e nefasta).
El Rey tem no entanto um "defeito".
É um homem. Como todos os homens erra e em 40 anos (37) de reinado cometeu talvez 2 ou 3 erros.
Tenho o maior respeito por esse Senhor. Vivia em Madrid quando Franco morreu e acompanhei "toda essa história ao vivo e a côres"!!!
Mas a encenação de "Rainha depois de morta" é que me está a "emocionar"...
É ali para os lados do Continente Americano.
Chavez, o amigo íntimo "do" Sócrates, está segundo vários especialistas, morto há vários dias (morte cerebral ligado a máquinas). No entanto a "democracia" criada pelo mesmo, quer coroá-lo Presidente sem a sua presença física dizendo que "ele mandou-nos esperar".
Não há nada assinado por ele nem sequer uma gravação da sua voz, lógico. Está morto.
A encenação fala por si só.
Mas como estamos a falar de "democracias" lembro que a nossa está ainda muito mais doente.
Hoje soube que há uns tempos dois GNR "iam" trabalhar. Um Comandante e um soldado.
O Comandante decidiu que queria dormir em vez de ir trabalhar e o soldado resolveu e bem que tinha que trabalhar e assim foi.
Pegou no carro e fez a patrulha sozinho.
Não querendo acreditar no que ouvia, um Tribunal deste lindo jardim condenou o........soldado que foi trabalhar a 2 meses de prisão!!!!!
Se eu me chamasse Teixeira da Cruz tapava a cara antes de sair à rua, de vergonha. Mas há mais!!!!
A nossa democracia também vem a fazer a vida negra e miserável desde o princípio do Século à Dra. Eduarda Napoleão e mais uns quantos ex membros da Câmara de Lisboa.
Um problema Administrativo que nem sequer é crime e já foi dito isso mesmo no passado pelos Tribunais, volta agora a outro Tribunal e obriga mais uma vez a toda a gente ter que passar pelo mesmo....Para no fim e como já foi dito, chegar-se à conclusão de que não houve crime algum...
Vivre le Roi!!! Mas o do ferro velho!