Os comentários a este blogue serão moderados pelo autor, reservando-se o mesmo a não reproduzir aqueles que pelo seu teor sejam considerados ofensivos ou contenham linguagem grosseira.

sexta-feira, 29 de agosto de 2014

A iluminada...

NÃO SEI quantas vezes ao dia a iluminada Marina Silva fala com Deus. Não faço ideia, mas se alguém lhe perguntar, aposto que ela responderá que várias… Também não sei se foi Deus que a mandou não embarcar com Eduardo Campos naquele avião no dia 13 de Agosto, isto apesar dela ter-se apressado logo a seguir ao acidente a garantir publicamente que tinha sido Ele que a impedira de ir no jacto que se precipitou em Santos… Mas do que eu tenho praticamente a certeza é que Deus continuamente lhe sarna os ouvidos para ser contra o aborto, combater o casamento gay, opôr-se à legalização das drogas leves ou  ser contra a pesquisa em células-tronco. Não sei em que século Deus disse a Marina que estávamos, mas suponho que Ele a (ou se...) tenha enganado e dito que estávamos no século XX. Mas se calhar estou a ser injusto e a Marina é meia-surda. Mas também não me parece, até porque ela faz sempre questão de dizer que "dá ouvidos" a uma importante franja do eleitorado brasileiro que não esconde estar contra os políticos e que clama pela tão apregoada mudança. No fundo, o que eu acho é que ela está, isso sim, um bocadinho para o "xé-xé". Porquê? Porque não lembra nem ao Diabo alguém que está na política activa há  trinta anos e onde já foi vereadora, deputada, senadora, ministra, candidata presidencial duas vezes e líder partidária, possa, na plena capacidade das suas capacidades mentais, tentar "cavalgar" uma onda que se formou objectivamente para - também a ela...- varrê-la. Ou será que Deus também lhe disse que somos todos tolinhos?

7 comentários:

Eduardo Saraiva disse...

Vou "roubar"

Anónimo disse...

...agora é iluminada, mas na semana passada era o seguro de vida de dilma...mas como já está empatada com dilma na primeira volta e com 1 pontos percentuais de avanço na segunda, parece que vossemecê não acerta uma neste tema senhor paulo fafe.

zpf disse...

Senhor Anónimo,
Tem toda a razão. Há umas semanas defendi aqui que uma possível candidatura de Marina Silva podia ter um efeito de "seguro de vida" na reeleição de Dilma Rousseff.
Porquê? Porque sempre achei que os sectores mais conservadores da direita brasileira, num possível cenário entre Dilma e Marina, optassem pela actual presidente.
Enganei-me? Se acreditarmos nas sondagens e em outras "ferramentas", sim enganei-me.
Mas faltam 35 dias para a primeira volta. E 35 dias é muita coisa numa eleição no Brasil. E só quem não sabe isso é que pode achar que o resultado de uma ou duas sondagens dita o resultado final a 35 ou 55 (no caso da segunda volta) dias de distância. Até porque o PT e a própria "entourage" de Aécio (o PSDB já nitidamente "entregou" a eleição..) não vão brincar em serviço…
Voltando atrás: defendi aqui e volto a defender que Marina pode ser um "seguro de vida" para Dilma, quando e se (como tudo indica) o pleito presidencial se resumir às suas candidaturas. E sabe porquê? Porque continua a achar que os sectores mais conservadores vão, à boca da urna, votar com a cabeça e não levados por uma onda populista, demagógica, irresponsável, com laivos de um "collorismo" em versão século XXI em que uma "iluminada" surge de forma messiânica. Espero que o façam, porque na minha opinião, a eleição dessa "iluminada" seria uma tragédia para o Brasil.
Para terminar: vê que o facto de eu ter considerado que Marina Silva era um "seguro de vida" para Dilma não colide com o facto de rotulá-la de "iluminada"? Uma coisa não tem a ver com a outra, n'é, senhor Anónimo?
ZPF

artur disse...

boa noite. apenas fiz uma pequena provocação, pois achei uma disparidade enorme que o senhor tenha dito que ela (marina) seria o seguro de vida de dilma, quando agora acompanhando as sondagens vemos as duas empatadas na 1ª volta e marina com 10 pontos a mais na 2ª volta, tanto é que o candidato do psdb já no sabado descartava dilma, dizendo que a "guerra" era entre ele e marina.
infelizmente acho que marina irá vencer e digo infelizmente pois eu torço por dilma. quando via as manifestações na tv, sempre pensei que mesmo assim dilma iria ganhar com alguma margem de conforto mas o problema é que marina oferece oportunidade de voto aos desiludidos com a corrupção e esses pelos vistos são milhões (que em minha opinião estão errados, pois em nenhum pais no mundo se vê nomes poderosíssimos do partido que está no poder, na cadeia, dando assim um sinal de independência de poderes).
a agora, deixo de ser anônimo e passo a apresentar-me: chamo-me artur costa. sou português, de fafe e que neste momento está a passar umas férias na bahia e que muito provavelmente será mais um portuga nos próximos tempos que por aqui andará, pois tenciono emigrar para cá. daí algum acompanhamento que tenho feito da situação do brasil, utilizando entre outros instrumentos o seu blogue, daí o meu obrigado.

zpf disse...

Caro Sr. Artur Costa.
Obrigado pelo seu comentário. Sinceramente acho que neste mês e tanto que falta para as eleições, o pelos vistos imprevisível eleitorado brasileiro chegue à conclusão que votar em Marina Silva é votar em alguma coisa que não passa de um arrazoado de frases e intenções a que falta consistência, seriedade e rigor. Mas se calhar não, sei lá… Duas coisas são certas: Aécio perdeu de vez as chances de ser alternativa ao PT e Dilma, se sair derrotada deste pleito, será "crucificada" e culpada por ter governado "espartilhada" por um Lula e por uma ala fisiológica do PT que - ironia das ironias... - não a deixaram governar como ela pretendia e como deu claros sinais no início do seu mandato… Mas a política tem destas coisas, não é?
ZPF

Miguel Vaz Serra disse...

Amigo ZPF
Não descuido que Lula da Silva ganhou e foi Presidente....Lula para mim era uma Marina...Um tipo que nem sabe falar nem escrever correctamente.Que criticava o Regime e depois agarrou-se a "ele" com unhas e dentes e usou-o a seu proveito.
Uma Marina que foi Presidente.
Veremos o que passará mas com o povo Brasileiro, como todos sabemos,TUDO é possível....

miguel vaz serra disse...

Amigo ZPF
Graças a Deus ( não ao de Marina ) tu tinhas razão ( como geralmente acontece ) e a Marina nem à 2ª volta vai.
Hoje fui jantar com um bom amigo a Covent Garden e depois comer um gelado ali para os lados do Soho.
Como diz um amigo em comum, "o mundo é um T0" e encontrámos um amigo do meu que tem um pai muito,muito,muito rico e tinha há uns tempos uma "casinha" à venda no Bairro de Belravia por 7 milhões de Libras.
Pois bem,Lula veio ver a casa para comprar.
Ficou num Hotel que nem te conto.
Pergunto...bom, não pergunto nada,nem vale a pena..........