Os comentários a este blogue serão moderados pelo autor, reservando-se o mesmo a não reproduzir aqueles que pelo seu teor sejam considerados ofensivos ou contenham linguagem grosseira.

sábado, 5 de outubro de 2013

Do que me fui lembrar a propósito de Rui Machete...


EM MIÚDO conheci muito bem o poeta e escritor José Gomes Ferreira. Rara era a noite de sábado em que o Zé Gomes (era assim que o tratávamos), a sua imponente melena branca, a inseparável Rosalia e também quase sempre a sua grossa camisola de lã branca e preta não entravam em casa de meus Pais e por lá ficavam em amena cavaqueira que se estendia até altas horas da noite. O regresso do casal a Albarraque ou à Rio de Janeiro fazia-se no Vollkswagen beije conduzido pela Rosalia  no que  certamente deveria ser uma verdadeira aventura, dado o pouco jeito que esta tinha para a arte da condução... Tudo isto se passava há mais de quarenta anos, mas lembro-me bem de como gostava de ficar ali, junto dos adultos, normalmente esparramado numas almofadas de cabedal, a escutar as conversas, invariavelmente a girarem  à volta da política e da vontade que tinham em que as "coisas" mudassem rapidamente. Foi aí que ouvi, da boca do Zé Gomes, uma frase que me veio hoje, mais uma vez à memória - a propósito de um ministro que nunca o devia ter sido: "Isto é um país de pulhas de bem".

5 comentários:

miguelvazserra disse...

Amigo ZPF
Sabes quando ficamos sem palavras?
Quando já dissemos tudo e achamos que já não podemos dizer mais nada simplesmente porque o Governo caiu tão fundo que já nada pior pode acontecer?Quando tudo é tão mau,tão mau, tão mau que nos pedem para imaginar ainda pior mas não conseguimos?
Pois é o que sinto............
Se me contassem eu diria que estavam a ser mauzinhos.......
Mas os sinais estão visíveis.
O Partido já não apoia o PM e quando isso acontece o caldo está entornado.
Hoje no Sol li que "Líder parlamentar PSD: 'O Governo está a ficar sem alternativas'"
Para meio entendedor...........

miguelvazserra disse...

Senhora D. Amália...........
6 de Outubro de 1999.
Recebo em Londres a notícia que sabia um dia iria acontecer se por cá ainda andasse......Amália, a minha querida Amália que fez o favor de me dar atenção durante 17 anos, tinha deixado este lado do Fado.
Talvez com ela, lembrei-me do dia em que em casa dela a conheci....
Da Amélia P Guedes com um molho de Totolotos e pedir-lhe que dissesse uns números! Miguel, dizia, "a Amália dá-me sempre sorte".
Essa Senhora tambêm já não está entre nós mas era tão divertida....Mãe duma prima minha....Por conhecer bem a Amélia, Amália deu-me atenção.
Tanta que nunca mais nos perdemos de vista apesar dos 41 anos que nos separavam. Era noite de Reis e em casa comemos Bolo Rei que a Pastelaria Suiça lhe tinha mandado de presente "como todos os anos" dizia pondo creme nas mãos,rolos na cabeça..."Sentai-vos".....Carlos Gonçalves esperava que acabássemos o bolo para começar os ensaios.....Amália ensaiou..........
Em Lisboa em sua casa sentia-me no Céu....
Não era admiração era paixão...Como se tivesse feito parte daquilo há milénios....
"Sabe? as pessoas idolatram-me de tal maneira que me sinto sempre sòzinha..." disse-me tantas vezes......por isso lhe telefonava vivendo tão longe de Lisboa, porque adorava falar com ela,ouvir a voz dela.........
Em Madrid rimos muitas vezes depois dos Espectáculos........Lá estavam as amigas da velha guarda, Dolores Pradera, Lola Flores....Parava os Guitarristas e começava a falar para as amigas. "Qué guapas sois. Gracias por venir a verme. Luego cenaremos con Pinto Coelho,verdad?" e gargalhava.
Deixava os Embaixadores para falar comigo que de joelhos ficava de mãos dadas com ela enquanto cansada depois de horas a cantar estava sentada no sofá do camarin....Esta era a Amália a verdadeira a desta fotografia,sem divismos nem as frescuras das que tentam imitá-la por esse mundo fora..........
Ficava louca de contente quando lhe enchia o quarto do Hotel de Malmequeres brancos que adorava.
As longas conversas por telefone Londres/Lisboa a falar de Sinatra ou Shirley Bassey....Amália fazia-me o favor de me tratar de igual para igual.
Em Lisboa veio ouvir-me ao Coliseu...Lá estava ela...Linda, sempre divertida..."Temos que nos despachar!" dizia ao meu Director José Tamayo, quando ele lhe disse que faríamos um espectáculo todos juntos misturando a Zarzuela com a Revista..."é que eu já estou muito velha"!! Mário Soares dizia "velhos são os trapos...A Amália não tem idade,faz parte da cultura da Nação". "Amália,vamos dar um beijo à Barroso"dizia."A bodas e baptizados só vão os convidados" respondeu...Mas Mário Soares saltou a segurança e correu pelos corredores para a ir buscar depois de eu lhe ter dado o alerta....
Tantas situações engraçadas por contar.....É que era mesmo divertida...
Noites sem fim de conversas...Muitas que tanta revista adoraria ter ouvido e que levarei para a tumba, da sua vida alegre e triste, dos seus amores....que o Filme nem em sonhos retratou....
Muitas vezes, não tenho vergonha de o dizer, choro a ouvi-la.
Almas há que não têm idade.
Nem as amizades.
Era LINDA dentro e fora e eu.....eu morro de saudades,minha querida Amália............

miguelvazserra disse...

Amigo ZPF
Tudo isto é cada vez mais "Feliniano".
Hoje até ouvi Miguel Sousa Tavares dizer que o nosso M. Público não se devia ter metido "à bruta" com o Vice-Presidente de Angola e igualmente com o PGR lá da República.....Desculpe????
Esses títulos dão-lhes algum direito de fazer, alegadamente, o que estão a ser investigados de?
Ninguêm os acusou de nada ainda, que eu saiba. Só têm que provar que estão inocentes,ponto final.Aliás, estão inocentes até se provar o contrário.
Que digam que deviam fazer o mesmo aos políticos que por aí andam à solta e que há meia dúzia de anos não tinham nada e agora são milionários?eu ainda entendia...
O que é certo é que o Ministro dos Negócios Estrangeiros deixou em ridículo a nossa PGR que foi acusada por Luanda de ser uma maléfica que comete ilegalidades...
Tambêm parece que afinal até era accionista do BPN ou Empresa dona do mesmo e mentiu aos Deputados dizendo que nunca o tinha sido.
Que sabem os Jornais Angolanos de legalidade e Democracia? Ou de separação de poderes?
E Cavaco que tem a dizer disto tudo já que o PM não o faz? E o nosso Vice-PM que foi precisamente Ministro dos Negócios Estrangeiros?
E a AR Portuguesa?
Isto é assim? Insultam-se internacionalmente as nossas instituições e fica tudo como se nada fosse? Pior, pede-se desculpa? Bem sei que temos muitos portugueses a viver em Angola mas nós tambêm temos muitos a viver em Portugal e ,pelos vistos, a meter dinheiro a jorros nos nossos Bancos....
Hoje fui às Finanças pagar um imposto ( dos milhares de impostos que temos ) e quando a Senhora me deu a máquina de multibanco adivinha,amigo ZP, de que banco era?! BIC!!!! Achas normal????????
Que se passa aqui?
A mim cheira-me muito mal, mas isso sou eu que tenho mau feitio.....

miguelvazserra disse...

Amigo ZPF
Tanta desculpa que quem pede desculpa agora sou eu de te bombardear com comentários mas...é que ouvi agora mesmo na SIC Notícias online Rui Machete....
O "amigo" de Angola, o que pediu desculpa a Dos Santos por Portugal estar a investigar as alegadas movimentações ilegais de milhares de euros por parte de membros do Regime Ditatorial, disse aos Deputados Portugueses que e passo a citar "Sou do tempo em que a política se fazia de outra maneira"...
Como parecia estar a falar do tempo da outra Senhora eu digo-lhe:
Olhe até eu que sou 30 anos mais novo que você!!!
E já agora mando um recado:Faça um favor ao seu PM, ao País, a si, e à nossa SANTA paciência para o ver e ouvir ainda em todo o lado, DEMITA-SE!!!

miguelvazserra disse...

Amigo ZPF
Depois de uma semana de chuva, finalmente e para azar das empresas que nos alugam por pequenas fortunas os aviões e helicópteros para "ajudar" a apagar os fogos, estes acabaram este ano.
Como todos sabemos o Governo não fez absolutamente nada para acabar com esta saga.NADA!
As leis não são cumpridas, os criminosos que incendeiam milhares de hectares de terra por ano estão todos na rua esperando um novo Verão, enfim, para quê tanta morte de Bombeiros se nada acontece.
Estive à espera dos números deste ano para comentá-los e aqui estão.
É incrível como o Governo passa de lado.
Dezanove mil incêndios florestais.
121 MIL HECTARES de área ardida.
Repito, 121 mil hectares de área ardida.
Ouve um aumento de 13% em relação ao ano passado.
Só em Agôsto arderam 85 mil hectares!!!
Aparte de civis e inúmeros animais que morreram queimados numa agonia inimaginável, morreram este ano nove Bombeiros Portugueses.
Senhor PM Passos Coelho.
Queremos saber o que tem a dizer sobre este escândalo,um mais, nacional!!!